Brassavola tuberculata Hook.

Espécie nativa, mas não endêmica, pois é encontrada em outros países além do Brasil como Bolívia e Paraguai. Encontrada na caatinga, no cerrado e na mata atlântica das regiões Norte (Tocantins), Nordeste (Paraíba, Pernambuco, Bahia, Alagoas, Sergipe), Sudeste (Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro), Sul (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul).

Conhecida também como “rabo-de-rato” esta planta se caracteriza por possuir folhas compridas arqueadas podendo ser encontrada como epífita (sobre árvores e arbustos) ou rupícula (sobre pedras). Suas flores com pétalas e sépalas esverdeadas e labelo branco vão de quatro até dez por haste e abrem no verão aqui na nossa região coincidindo com a floração da Cattleya labiata. Tolera bastante sol, mas também necessita de água com uma drenagem eficiente. Troncos de sabiá (Mimosa caesalpiniifolia Benth.) tem sido utilizado com bons resultados, mas também cachepôs de madeira e casca de árvore como substratos são bem vindos.

Não consta na lista de plantas ameaçadas de extinção do ministério do meio ambiente de 2008.

Referências 

Barros, F. de, Vinhos, F., Rodrigues, V.T., Barberena, F.F.V.A., Fraga, C.N., Pessoa, E.M. 2012. Orchidaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.  (http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB011230).

http://orquideasfloresperfeitas.blogspot.com.br/2012/08/brassavola-tuberculata.html

Compilação: Maurício Periquito

2 comments on “Brassavola tuberculata Hook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *