Zygostates bradei (Schltr.) Garay. 1967

Zygostates bradei

Planta do grupo das microorquídeas com pseudobulbos de 0,6 cm. Endêmica do Brasil, isto é, não ocorre em outro país. Ocorrências confirmadas para os estados de Alagoas, Pernambuco, São Paulo, Paraná e Santa Catarina no domínio fitogeográfico da Mata Atlântica, na vegetação de Floresta Ombrófila que significa sombreada. As microorquídeas possuem uma dificuldade a mais no tocante ao microclima que deve ser úmido e protegido da radiação solar direta. Observando vários habitats encontramos a presença de musgos, algas e líquens. Nunca encontramos esta espécie na natureza. Sinônimo de Dipteranthus duchii Pabst 1971. Considerada na categoria de ameaça como vulnerável na lista da Fundação Biodiversitas.

Referências:

PESSOA E. ; ALVES M. 2012. Flora da Usina São José, Igarassu, Pernambuco: Orchidaceae. Rodriguésia. Vol. 63 nº2. Rio de Janeiro Apr./June Data de acesso 14 de julho de 2016.

Zygostates in Flora do Brasil 2020 em construção. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/reflora/floradobrasil/FB12392>. Acesso em: 14 Jul. 2016

http://www.orchidspecies.com/zygbradei.htm Data de acesso 14 de julho de 2016.

http://www.biodiversitas.org.br/florabr/grupo3fim.asp Data de acesso 14 de julho de 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *