Sarcoglottis grandiflora (Hook.) Klotzsch 1842

Sarcoglottis grandiflora

Planta terrestre com distribuição nos estados brasileiros do Amazonas, Rondônia, Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina, nos domínios fitogeográficos da Amazônia Cerrado e Mata Atlântica na vegetação de campo rupestre, floresta de terra firme, floresta estacional semidecidual e na floresta ombrófila. Encontrada também no Equador, Peru e Argentina em altitude variando de 280 a 1300 metros. Flores verdes pequenas em inflorescência em hastes que chegam a 70 cm de altura no centro da planta. O labelo não se destaca tanto e sim as sépalas. As folhas verdes apresentam-se pintalgadas de branco variando a quantidade de branco. Existe uma fase de descanso quando as folhas caem e não há sinal nenhum de vida. O solo sempre úmido e rico em matéria orgânica parece ser uma exigência e não parece tolerar insolação direta. Encontramos em Pernambuco dentro da mata ou quando muito na borda protegida do sol.

Referências:

Orchidaceae in Flora do Brasil 2020 em construção. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/reflora/floradobrasil/FB12194>. Acesso em: 05 Jul. 2016

http://www.orchidspecies.com/sarcoggrandiflorum.htm Acesso em 05 de julho de 2016

One thought on “Sarcoglottis grandiflora (Hook.) Klotzsch 1842

  1. Estou muito feliz com o post de hoje(08/07/16), ganhei essa espécie de orquidea de um amigo e como estava somente com as folhas, não conseguimos saber de qual se tratava. O ano passado justamente no dia do meu aniversário uma das flores se abriu e fiquei maravilhada tamanha sua beleza e perfume que cheira muito á capim cidreira. Por muitos meses mandei a imagem para vários conhecidos e nenhum soube me dizer o nome, espécie e origem. Hoje vou etiquetar a minha bela orquidea com o seu nome original. Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *