Dendrobium anosmum Lindley

Espécie exótica (não é nativa do Brasil), nativa da Malásia, Laos, Vietnã, Hong Kong, Filipinas, Indonésia e Papua e Nova Guiné. Orquídea tipo cana com várias divisões ou nós, que perde as folhas naturalmente numa época do ano. Encontrada na natureza em florestas primárias ou galerias em altitudes de até 1300 metros. A planta pode atingir um tamanho de 120 centímetros de comprimento. Necessita de uma época mais seca por volta do mês de outubro para poder florir em cada nó, onde surgem as flores em número que pode chegar a dez com tamanho de 7 a 10 centímetros de odor bastante agradável nas cores lilás e branca. Se não tiver este estresse hídrico no lugar de flores surgem brotações ou keikes. Quando surgirem as brotações após a floração é época de aplicar adubação e rega em abundância. Apesar disto gosta de drenagem eficiente. Meia luz é ideal, se muita sombra, as folhas ficam de um verde escuro e se muita luz a coloração fica verde claro. A propagação é por meio de pedaços cortados de seus caules de tamanho em torno de 20 centímetros colocados na horizontal em xaxim, coxim ou esfagno e bem úmido.

Referências

http://www.orchidspecies.com/denanosmum.htm

Suttleworth, Floyd S. (Floyd Stephen), 1913 – Orquídeas : guia dos orquidófilos / por Floyd S. Sttleworth, Herbert S. Zim e Gordon W. Dillon; ilustrado por Elmer W. Smith; Gilberto Huber, Ferdinando Bastos de Souza, editores; tradução e adaptação de Joaquim Gonzales de Lema Filho. – 5 ed. – Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 1994.

Compilação: Maurício Periquito

3 comments on “Dendrobium anosmum Lindley

  1. Boa tarde assope. Estou entrando com um pedido de doação de muda de orquídea da espécie Dendrobium anosmum, gostaria de saber se assope pode me dar essa ajuda. Moro no interior de Rondônia e faz três anos que busco uma doação de muda de orquídea Dendrobium anosmum. Por favor me ajuda.

    1. Nós não vendemos mudas. Somos uma associação de orquidófilos, contudo é possível encontrar as mudas de D. anosmum albo e tipo nas nossas exposições ou na loja que existe na sede da associação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *